Contrato de Trabalho x CLT - Aporte Mensal Planejado

Salaam Aleikum,

Olá meus amigos!

Meu primeiro pagamento
Como já informado, vim para o Oriente Médio trabalhar com  TI, e por se tratar de uma vaga específica, a empresa não estavam conseguindo localizar mão de obra especializada local e graças ao meu Deus tive essa oportunidade. Considero que não foi sorte, pois foi através dos meus esforços que consegui essa vaga. Iria ser pago em barris de petróleo e camelos (brincadeira), mas a diferença salarial foi absurda para padrões brasileiros, onde receberia em dólar e livre de impostos, bem diferente do que conhecemos nas terras tupiniquins e acredito que por não ter CLT as empresas conseguem investir mais nos funcionários e por consequência há o retorno, uma vez que o funcionário trabalhará mais feliz, disposto e com isso há mais eficiência e desempenho,  refletindo positivamente para os resultados da empresa.

Para quem não sabe, a CLT é uma consolidação de leis trabalhistas (dai a sigla), que visa assegurar os direitos do trabalhador, lembrando que ela assegura a lei do assalariado mas esquece do empresário. Aqui, diferentemente,  não tenho CLT e sim um contrato firmado entre as partes, então meu direito está assegurado pelo contrato, sendo benéfico para mim e para o empresário, pois descarta diversos impostos "desnecessários". Além do salário sem impostos, tenho direito a seguro de vida/acidente, plano de saúde e odontologia, "previdência privada", programa de investimento e auxílio viagem anual.


A "pensão" é um valor adicional de 10% do seu salário base que a empresa deposita em um fundo para que no final do contrato de trabalho/aposentadoria, você obtenha essa quantia. Referente ao programa de investimento, eu particularmente gostei muito, pois ao invés de ter uma parte subtraída do seu salário como acontece no Brasil (INSS) e enviada ao governo para utilizá-lo para outros fins, o que eles fazem aqui é dar a liberdade ao contratado de escolher uma porcentagem entre 0% a 10% de seu salário base para investimento. Caso eu não queria, eles não recolhem nada, porém caso eu queira que 10% fique retido, por exemplo, a empresa vai colocar a mesma porcentagem como um bônus, ou seja mais 10%, totalizando 20%. Isso estimula o funcionário a economizar uma parte do salário para sua previdência. Para melhorar ainda mais, a empresa já tem acesso direto a investimentos americanos caso você queira otimizar os ganhos (foi o que eu fiz, atualmente tenho fundos Vanguard diretamente na bolsa americana me rendendo pelo valor investido. Esses fundos estarão listados futuramente). Achei essa idéia sensacional e isso meus amigos é visão do futuro, progresso, e não programas como INSS, CLT, etc. (Me desculpe quem concorda com esse sistema retrógrado).

Conseguirei aportar mensalmente entre 12 a 15 mil reais, fazendo com que eu consiga acumular em um curto período um montante considerável. Lembrando que além dos aportes mensais, uma parte já é previamente alocada no fundo de investimentos Vanguard, potencializando meu saldo investido.

No próximo post irei abordar os planejamentos definidos até o momento.

Abraços!

"O mundo está nas mãos daqueles que tem a coragem de sonhar e de correr o risco de viver seus sonhos"
-Paulo Coelho

Comentários

  1. Achei muito mais justo o fundo e o contrato de trabalho, ainda mais pela possibilidade de investimentos, inclusive em fundos americanos.

    As 2 imagens que você postou (2º e 3º) dizem tudo.... Infelizmente.


    Abraços,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Rosana,

      Sim, infelizmente no Brasil estamos engessados, por isso sou a favor do estado mínimo.

      Excluir
    2. Concordo com você, ainda mais se consideramos que o Estado brasileiro é absurdamente ineficiente. Por ser tão grande, deveria oferecer ao menos o mínimo, mas nem isso oferece.

      Sobre esse assunto, eu estava pensando na quantidade de excelente profissionais que saem do país de origem (não só o Brasil) para trabalharem em locais onde seus potenciais serão muito melhor aproveitados: médicos, pesquisadores, profissionais da área de tecnologia, etc.

      É lamentável que os governos dos países de 3° mundo ainda não tenham percebido (ou não querem perceber?) que um país rico é formado por pessoas capacitadas de forma qualitativa, mas ao mesmo tempo, o país precisa oferecer condições para reter esses profissionais (no sentido capitalista e não ditatorial), assim como ocorre com grandes corporações e grandes talentos. Mas pela mentalidade e cultura dominantes, talvez daqui a uns 500 ou mil anos isso comece a acontecer...

      Abraços,

      Excluir
    3. Querida Rosana,

      Assim espero viu. Se o pais não da nem o básico para a população, quem dirá aos mais capacitados. Em minha humilde opinião, o estado deveria começar a dar valor ao básico, policiais, professores e medicos. Mas como vemos, um deputado ganha mais de vinte mil reais enquanto um professor tem que sofrer e ser ameaçado para ganhar dois salários mínimos.

      Excluir
  2. 12k de aporte? que inveja me deu agora...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Elender,

      Que isso meu amigo. Lembrando que meus aportes iniciais eram de 500, mil reais. Comecei com pouco e graças a Deus fui aumentando de acordo com meu crescimento profissional. O importante é começar, independente do valor.

      Excluir
  3. Muito bom amigo. Com este aporte alto, sabendo investir e tendo paciencia, é quase certa sua independencia financeira no futuro.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala VC, que honra ter voce no meu blog haha

      Sim, se tudo der certo quem sabe eu consiga a tão almejada IF. Tu já tá na minha blog list que sigo. Sucesso!

      Abraços

      Excluir
  4. Excelente aporte mensal, o sucesso profissional aliado boa gestão das finanças pessoais, com bons investimentos e a chave do sucesso.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. DIL,

      Sim, agradeço muito a Deus pela oportunidade. Lembro me como se fosse ontem realizando aportes de 500 reais. O importante é nunca desistirmos!

      Abraços.

      Excluir
  5. Nessas horas eu me arrependo profundamente de não ter ido pra TI e feito o lixo de ADM. Uma buceta pode mudar sua vida radicalmente.

    Abraços e sucesso financeiro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala PS,

      Que isso, mas mulher é osso msm, faz a gente se perder na vida haha ja fiz muita merda.

      Mesmo tendo feito ADM, continue se capacitando e tudo Dará certo, abraços.

      Excluir
  6. Olá BA,
    Parabens pelo blog mano, estou lendo suas postagens e sua historia é bem interessante ,esse aporte aí e realmente muito bom, eu também fiz curso técnico em Informática, e estou terminando adm, como é a demanda por outras áreas por ai?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Maromba,

      Curto uma academia também hein haha aqui vou umas 4x por semana e é vazia rs

      Cara, pior que nao sei rsrs mas a parte administrativa da empresa é sensacional, toda organizada e bastante processos

      Excluir
  7. Ah, vou te adicionar ao meu blogroll tbm, se puder fazer o mesmo e dá uma passada lá no meu tbm, agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Demoro,

      Já esta add aqui e vou acompanhar sua trajetória também

      Abracos

      Excluir
  8. Olá BRazuka! Parabéns pela conquista!
    Se me permite discordar, aqui no BR essa ''pensão'' existe, inclusive o teto de contribuição das empresas geralmente é 12% devido ao benefício fiscal que ela também tem em planos PGBL.
    E por mais que haja corrupção e por mais que eu ache o INSS abusivo (a aliquota TEM QUE BAIXAR!) eu acho necessário devido a cultura do Povo e as nossas necessidades. O FGTS pra mi é algo bom, uma reserva e funding para habitação. claro que eu falo isso pois tenho um financiamento habitacional nesse recurso que contratei lá em 2009, antes do Minha Casa Minha Dívida, mas naquela época eu vi a importância desses 8%, o que esses 8% podem fazer.

    A discussão é longa e minha intensão não é te convencer de nada, é só expor o que eu penso mesmo e poder aprender um pouco contigo.

    Vai firme aí e boa sorte, volte para o nosso país e compartilhe todo esse conhecimento para que possamos dominar o mundoooo! rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala AA,

      Obrigado pelo apoio! Sim, reservar um valor mensal visando o futuro é realmente importante, e os brasileiros não tem esse costume. Se não tivesse o FGTS, provavelmente muitos iriam queimar toda a grana e cagar para o futuro, porém para aqueles que investem e pensam no futuro, ter esse dinheiro "retido", sem a possibilidade de utiliza-lo para investimentos melhores, acaba sendo prejudicial.

      Voltar para o Brasil? Quem sabe quando eu tiver com uma quantia igual do Heavy Metal, passando dos 3 milhões, ai podemos pensar na possibilidade hehe.

      Abraços

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Fechamento Dezembro - Santacoin

Blockchain seria a nova internet? A força das criptomoedas

Investindo no Mercado Americano - Passo a Passo