Detalhando os Investimentos - Fundos de Investimentos do BnA

Salaam Aleikum,

Olá meus amigos!

Conforme prometido, vou falar um pouco sobre os fundos de investimentos que participo. Antes de mais nada, fundos de investimento são fundos formados por um aglomerado de cotistas. Após o fundo conseguir captar um determinado valor, o gestor pega esse valor e aplica em diversos mercados, de acordo com o tipo do fundo. O gestor é o responsável por alocar os valores e analisar a performance do fundo. Podemos ter fundos de investimento em renda fixa, fundos de investimentos multimercado, fundos de investimentos em ações, entre outros. A escolha do fundo de investimento depende do seu perfil e sua tolerância a risco, pois diferente de aplicar diretamente em CDB, o fundo de investimento não possui garantia FGC, ou seja, se algo acontecer com uma instituição onde seu dinheiro está investido, você perderá esse valor, porém não se preocupe, pois normalmente fundos de investimentos diversificam seu ativo, reduzindo os riscos de perda total.


Meus fundinhos

Possuo conta na XP Investimentos e atualmente participo de quatro fundos de investimentos e um COE, que nada mais é que um certificado de operação estruturadas, ou seja, o índice desse investimento acompanha a performance da S&P 500, formada por 500 ações mais poderosas dos Estados Unidos.

Fundos de Renda Fixa

Porque escolhi fundo de renda fixa ao invés de CDB? Devido à liquidez. Quando você aplica diretamente à uma renda fixa, seu ativo fica "travado" até o termino do contrato. Quando você aplica em fundo de renda fixa, a liquidez varia de acordo com o fundo escolhido, podendo varias a liquidez diárias até mensais.



Sparta Top

Objetivos
Buscar retorno de renda fixa consistentes acima do CDI. O fundo aplica no mínimo 95% de seus recursos em cotas do fundo Sparta Top Renda Fixa Master CP FI LP, cuja política de investimento consiste em investir seus recursos em títulos públicos, títulos privados, cotas de fundos de investimentos relacionados a taxas de juros pré-fixadas, pós-fixadas ou índices de preços, com o objetivo de obter retornos acima do CDI.
Taxa administração - 0.70%aa
Liquidez - D+32
Gestor - Sparta Investimentos
Performance sobre CDI dos últimos 3 meses - 113,04%

XP Investor

Objetivos
O objetivo do fundo é obter retornos superiores dos Certificados de Depósitos Interfinanceiros (CDI), por meio de investimentos com exposição a risco de créditos em títulos e modalidades operacionais com esta finalidade. Consiste em obter retornos superiores aos dos Certificados de Depósitos Interfinanceiros (CDI), através de investimentos em ativos com risco de crédito.
Taxa administração - 0.75%aa
Liquidez - D+16
Gestor - XP Gestão
Performance sobre CDI dos últimos 3 meses - 108.41%

Fundos Multimercados

Fundos multimercados diversificam seus investimento também em commodities, moeda, ações, etc, fazendo com que sua performance seja superior ou inferior ao CDI. Em momento onde o taxa básica de juros fica cada vez menor, vale a pena arriscar em fundos multimercados.



QuestMulti FIM

Objetivos
Proporcionar ganhos de capital, buscando obter máxima rentabilidade e privilegiando retornos superiores ao CDI, mediante aplicação em diversos títulos e instrumentos disponíveis nos mercados financeiro e de capitais, com exposição a riscos variados, seja de renda fixa ou de renda variável,aproveitando-se da identificação de tendências macroeconômicas, sem vinculação a qualquer tendência específica ou exposição a um tipo ou grau de risco principal.
Taxa administração - 1.5%aa
Liquidez - D+1
Gestor - AZ Quest Investimentos
Performance sobre CDI dos últimos 3 meses - 179.63%

Fundos de Ações

Além de investir os ativos em títulos públicos, também utiliza ações para potencializar os ganhos. Isso torna o fundo de ação mais volátil, porém podendo ter retorno maior em momentos onde a renda fixa é prejudicada.


Sparta Cíclico

Objetivos
Obter rentabilidade superior ao CDI. A política de investimento do fundo consiste em investir seus recursos em ações, títulos, cotas e instrumentos derivativos. A alocação de risco deverá se basear em técnicas e estratégias próprias para tirar proveito de mercados com tendência definida.
Taxa administração - 4%aa
Liquidez - D+1
Gestor - Sparta Investimentos
Performance sobre CDI dos últimos 3 meses - 165.41%

COE

Como disse anteriormente, esse investimento acompanha o índice da S&P 500 americana. Ótimo para diversificar e sair um pouco do mercado nacional.

Objetivos
O COE participará da variação positiva do iShares Core S&P 500, sem exposição cambial, conforme o quadro abaixo. (Válido apenas para a respectiva data de vencimento do COE). Com investimento inicial de R$15.000, apos o termino do período, o investidor ira ganhar o valor inicial + taxa fixa de performance (no caso, a taxa definida foi de 24%) + alta do ativo (caso ele tenha aumento de 60% no período, voce recebera mais 60%).



Validade - 26/08/2022
Gestor - Banco Morgan Stanley

Considerações Finais

Como podemos ver, a diversificação é obrigatória para mitigarmos os riscos. Acabei com um rendimento próximo ao CDI, se olharmos as performances dos fundos de renda fixa, porém diversificando, consegui ótimos retornos com o fundo multimercado, fundos de ações e COE. Continuarei aportando nesses fundos e depois transferir o valor para fundos "exclusivos", quando o montante acumular e passar de 50/100 mil reais. Abaixo a performance total da carteira entre o mês de Junho e Julho:


É isso ai meus amigos, espero que tenham gostado desse post e que tenha de algum modo contribuído a todos. No próximo estarei detalhando o investimento M, pedido por muitos.

Abraços e até a próxima!

"A força não provém da capacidade física. Provém de uma vontade indomável."

Comentários

  1. Olá BnA,

    Bom, eu não sou fã de fundos.
    Atualmente você está investindo só em fundos?

    Esse fundo Sparta Cíclico cobra uma taxa de adm. muito alta e isso acaba prejudicando a rentabilidade. Isso é uma das coisas que não gosto.
    Você já fez as contas para ver se compensa investir muito em fundos?

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CI, pelo que eu conheço dos fundos e olhando os resultados acima, não consigo entender onde está o problema dos fundos. Olha a rentabilidade do mês!
      Sobre o Sparta Cíclico, ele rendeu muito mais do que os fundos de crédito privado, então onde está o problema da ADM?

      Excluir
    2. Dividendos, o Cowboy se referiu a taxa de adm. 4% é bastante cara. O desempenho foi bom, sim. Mas, essa taxa ai come uma boa parte dele. Precisa acompanhar para ver se vale a pena... Lembrando que a selic está caindo...

      Excluir
    3. Sim, falei da taxa de administração. Isso acaba comendo muito dinheiro.

      Excluir
    4. A restabilidade apresentada já está descontada da ADM.

      Excluir
    5. Fala galera,

      A taxa é alta devido à complexidade da carteira. Ou seja, essa carteira tem uma diversificação e complexidade alta, por isso a taxa ser alta, mas veja que conforme o dividendos disse, essa rentabilidade ja desconta a taxa adm. Para eu conseguir uma rentabilidade dessa por minha conta deveria passar bastante tempo dedicado, e não consigo e também não quero.

      Só olhar a rentabilidade do mês e ver que ta excelente, pelo menos desse mês foi maravilhosa.

      Excluir
  2. Interessante BnA, ate hoje só ouvi falar mal dos fundos. Excelente o seu contraponto e rentabilidade tb.
    Existe um valor mínimo ou um valr que comece valer a pena investir em fundos?
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala RP,

      O valor minimo depende do fundo, isso varia. Investir também depende do seu objetivo. Como disse, se voce precisa de uma liquidez imediata, existe fundos D+0, D+30, D+60, etc. Lembrando que quanto maior a liquidez, menor os ganhos, normalmente.

      Eu curto pois me da liberdade e não preciso ficar arriscando minha carteira totalmente em ações ou Fiis

      Excluir
  3. Interessante partilhado a sua estrategia.

    Quando a ter vários fundos, depende do objetivo, e do perfil do investidor.

    É preciso saber escolher, existem fundos bons com gestores que conseguem grandes resultados no longo prazo, e fundos que no longo prazo tem uma performance ruim.

    É preciso escolher os fundos bem geridos, e com taxas de administração justas.

    Abraço e bons investimentos



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala DIL,

      Exatamente, normalmente procuro taxas abaixo de 1%, mas fundos de ações cobram mais, devido a complexidade. Mas o retorno também é melhor.

      Excluir
  4. Olá! Como vai?

    Tenho acompanhado suas aventuras tem um tempinho, e agora também comecei com um blog, e gostaria de saber se podemos fazer uma troca na divulgação. Poderia incluir meu blog como recomendado? Também farei isso no meu blog

    Segue https://senhorbufunfa.blogspot.com.br/

    Obrigado

    ResponderExcluir
  5. Olá BnA,

    Acho interessante você terceirizar a gestão de parte da sua carteira através de fundos de investimentos se este for o seu desejo. Eu faço um ressalva em relação a sua análise é que você considerou a performance nos ultimos 3 meses, você não acha muito pouco? Além da taxa de administração, existe o famigerado come-cotas descontado duas vezes por ano...

    Um dos fundo que eu possuo na carteira é através de um PGBL cujo o gestor é o Luis Stuhlberger da Verde Asset Manager. Pretendo migrar a outra parte dos fundos PGBL em Renda Fixa para um fundo da ICATU de Crédito Privado (O mesmo no qual o blogueiro HeavyMetal investe).

    O interessante é que você pode acompanhar através do site da CVM, a composição da carteira, o valor da cotas atualizado, a variação do patrimônio líquido do fundo. Eu abordei esses temas na postagem: https://oaportadorfinanceiro.blogspot.com.br/2016/10/vale-pena-um-pgbl.html

    Grande Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala AF,

      A analise que coloquei de três meses foi devido a eu estar nesses investimentos a 3 meses, então coloco a analise do que senti ate agora.

      Vou dar uma pesquisada nesse fundo ICATU, mas previdência não gosto muito.

      Valeu pela dica.

      Excluir
  6. Estou pensando em transferir um dos meus fundos por um COE. Realmente, para cobrar uma taxa de administração de 4%, esse fundo Sparta precisa performar muito bem.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Mascada,

      Sim, 4% precisa performar bem, como estou somente 3 meses não da pra ter uma base boa, vamos ver como fechará o ano.

      Sobre o COE, eu gostei bastente.

      Excluir
  7. Até o de 1,5% já está alto, esse de 4% de taxa de Administração é um roubo.
    Dica, se você investe em fundo de ações, compare a rentabilidade com o índice da bolsa, não com o CDI. Se investe em fundo de renda fixa, compare com o CDI.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá BIF,

      4% é um roubo se não tivermos retorno, se voce tiver um retorno anual de 16% ao ano, um exemplo, os 4% não é roubo, concorda?

      Vou comparar ao indice da bolsa e ver a diferença.

      Abraços e obrigado pelas dicas

      Excluir
  8. Olá guerreiro...Depois me add e acompanhe tambem meu blog. Abraço do Gari.

    https://gariadvogado.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala GA,

      Adicionado meu amigo, se puder adicione o meu também em sua blogroll.

      Abraços

      Excluir
  9. Fala, BnA

    Achei interessante seus fundos e acho que está tendo excelente performance bem. Seu blog está cada vez melhor.

    Abraço

    ResponderExcluir
  10. Fala BnA, tem uns fundos meio brutos ai mano, que rentabilidades são essas cara. parabens pela carteira. você chegou a ver se a rentabilidade desses fundos se mantém nessa média, ou possuem grande volatilidade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Maromberooo,

      Cara, para a minha carteira não tenho uma media ainda. Vamos ver meu que vem como ira se comportar, vou postar novamente.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Fechamento Dezembro - Santacoin

Blockchain seria a nova internet? A força das criptomoedas

Investindo no Mercado Americano - Passo a Passo